Passeio Pedestre Santo Antão -Óbidos

Do Santo André ao SantoAntão (Óbidos) –Domingo 17 de Janeiro 2016



 Próximo Domingo (excecionalmente 3º Domingo, pois, as caminhadas são usualmente aos 2º Domingos) vamos ter a nossa próxima caminhada.

 Para além de estar previsto caminharmos cerca de 11 km visitaremos também as capelas do Arelho e de Santo Antão.

A primeira dedicada a S.André,(discípulo de Jesus e padroeiro dos pescadores -cuja imagem tem a particularidade de ter um barco como andor) e quanto ao Santo Antão iremos mesmo no fim da caminhada integrarmo-nos na sua/nossa festividade que este ano coincide com o próximo Domingo. Esta singularidade implica que o nosso usual almoço em restaurante dê lugar a chouriço assado ( e outras iguarias carnívoras '') em fogueira ao ar livre.

Portanto, façam favor de se munirem de chouriço ( ou outros enchidos, ou uma febrazinha etc ) que lá assa-se tudo até o etc .

Se tiverem animais domésticos também devem levar, para segundo a tradição, serem abençoados (cavalos,ovelhas, cabras, gatos, cães, baratas pulgas melgas, ou até Anopluras etc..)

Ricardo Oliveira 


 PERCURSO: circular, com início na Estação do CF de Óbidos, caminhando ao longo da várzea da rainha, a par com o rio Arnóia, passando no Carregal depois subindo ao Arelho continuando até ao Outeiro Real finalizando na capela de S.Antão. Visitar-se-á a capela do Arelho dedicada a S.André, padroeiro dos pescadores cuja imagem tem como andor um barco, e no fim da caminhada participaremos na festividade tradicional do S.Antão.

PARTICIPAÇÃO ABERTA A TODOS Aconselha-se o uso de calçado apropriado para o campo e vestuário adequado às condições climatéricas. Sensivelmente a meio do pecurso fornecer-se-á peça de fruta e água. Almoço -No final da caminhada propomos nos munirmos de chouriço para nos integrarmos na festividade local que tem lugar no outeiro da capela do S.Antão. Quem não puder descerá o outeiro pelas escadinhas e andando 400 m chegará à Estação CF onde estarão os carros estacionados. Cada um é reponsável pela sua integridade física, não existe seguro de grupo ou individual.

 Organização – GRUPO DE CAMINHEIROS DOS PIMPÕES e Casa da Cultura de S.M.Porto

Agenda de caminhadas para 2016

Progamação de caminhdas Secção de Pedestrianismo dos Pimpões

  A norma, tal como o ano passado, será caminharmos ao 2º Domingo de cada mês. Haverá exceções: a 1ª caminhada (Janeiro) que será no 3º Domingo - e que vai se desenrolar em Óbidos coincidindo com a festividade do Santo Antão - e as caminhadas extras ( Nascer do Sol, este ano também Nascer da Lua e a Caminhada da Farmácia Rosa).

 Como é habitual é nosso intento nestas caminhadas proporcionar não só momentos saudáveis, como também um ambiente de são convívio e de partilha de apontamentos culturais ligados aos locais a percorrer. Esperamos contar com a vossa presença e boa disposição.

 Um abraço,

Ricardo Oliveira