118º Passeio Pedestre Março 2011

PASSEIO PEDESTRE Coz e N.Sra. da Luz COZ - ALCOBAÇA
DOMINGO, 27/MAR/2011



Crê-se que Coz tivesse sido fundada pelos fenícios no século VII ac, que lhe teriam atribuído o nome de uma ilha da sua terra natal.
Foi uma das 14 vilas dos Coutos de Alcobaça e recebeu foral de D. Manuel em 1514. Contudo, aqui foi fundado um convento feminino em 1279, que no séc. XVI adoptou a Ordem de Cister.
Dele subsiste a igreja do século XVII, que contém belíssimas obras de arte de pintura, escultura, mobiliário, azulejaria e talha dos séculos XVII e XVIII agora recuperadas e que nos remetem para a mística da vida de clausura das monjas de Cister.

De forma pouco coerente, estão ligadas a lenda da Fonte Santa e o santuário de N. Sra. da Luz. A lenda remete-nos para as águas milagrosas que curam todos os males, mas associam-se à aparição da Senhora da Luz, cujo santuário foi construído num local distante da fonte, de difícil associação.
A fonte tem um traçado clássico que denota obra encomendada a mestre conceituado, tal como a Capela de Santa Marta em Castanheira, maneirista, do século XVII.
O santuário data do séc. XVII e possui alpendres e grande adro para acolher os romeiros que aí se continuam a deslocar a 16 e 17 de Novembro, a fazer pedidos e a pagar promessas pelas graças obtidas.